7 Dicas para estudar melhor

Com a vinda do ano novo, entrámos agora na época dos exames. Por isso, achei interessante escrever este post, para aqueles que, como eu, se sentem stressados com toda a matéria que há para estudar. Deixo-vos aqui 7 dicas que me têm ajudado no estudo, e que espero que vos ajudem também.

  • Organizar o estudo: Antes de começar, é crucial organizarem o vosso estudo. Para terem a certeza que dividem as vossas horas de forma rentável, comecem por organizar as disciplinas por grau de dificuldade: “fáceis”, “médias” e “difíceis”. Desta maneira será mais fácil estipular o tempo que devem de dispensar para cada disciplina. Dediquem mais tempo às disciplinas em que sentem maior dificuldade.
  • Praticar o que foi aprendido: Não adianta passarmos horas a ler e reler uma determinada matéria, se depois não pomos em prática aquilo que aprendemos. Antes de começar o estudo, deixem logo prontos alguns exercícios/questões, sobre a matéria que estão a estudar, para que possam ir praticando o que aprenderam. Façam isto sempre antes de começar o estudo, para evitar distraírem-se e perderem o foco.
  • Descobrir o horário de maior produtividade: Cada um de nós tem o seu horário de maior produtividade, algumas pessoas aprendem melhor de manhã, outras à tarde ou à noite. Perceber qual é o vosso horário de maior produtividade, pode ser uma grande ajuda no estudo. Por exemplo, para pessoas mais sonolentas, o horário da manhã é provavelmente o menos indicado para estudar. Mas a melhor forma de perceberem qual o vosso melhor horário de estudo, é fazendo o teste. Estudem em diferentes horários e tenham em atenção em qual deles se sentem mais concentrados e produtivos. Podem até escrever notas na altura em que sentiram que o vosso estudo rendeu mais, e na altura em que sentiram o oposto. Desta forma será mais fácil perceber qual o vosso horário de maior produtividade.
  • Resumir o estudo: Isto é algo que eu sempre fiz, e que também vos pode ajudar muito: escrever um resumo da matéria estudada, pelas vossas próprias palavras. Mas quando digo escrever, é mesmo escrever à mão, e não é no tablet ou computador. Isto porque, a escrita ajuda bastante a memorizar a matéria, e a organizar o raciocínio. Quanto mais escreverem, mais fácil será aprender.
  • Estudar em grupo: Esta dica é mais para aquelas pessoas que não conseguem estar muito tempo sozinhas, em frente a um livro, e que se distraem com a mínima coisa. Para quem não gosta de estudar sozinho, juntar um grupo de colegas que estejam a estudar o mesmo tema, pode ser uma ótima maneira de aumentar a qualidade de estudo, e de esclarecer dúvidas que possam existir.
  • Tomar banho antes do estudo: Um banho quente ajuda a relaxar e a aliviar o stress, aumentando a concentração e fazendo com que o nosso estudo renda mais. Para os mais corajosos: um banho de água fria desperta o cérebro, dando-nos a energia necessária para estudar e aprender com mais facilidade.
  • Fazer exercício: Pois é, ouvimos constantemente os benefícios do exercício para a saúde física e mental, mas às vezes nem pensamos no impacto que o exercício físico pode ter no nosso estudo. De acordo com pesquisas, diz-se que 10 a 40min. de exercício físico diário aumenta significativamente a concentração e foco mental. Isto não quer dizer que têm todos de se tornar atletas para ter boas notas, mas fazer uma caminhada de 30min durante a manhã já é o suficiente para aumentar a oxigenação no cérebro, melhorando assim a aprendizagem.

Estas são as 7 dicas que achei mais interessantes de partilhar convosco, mas nada melhor que testarem e perceberem se funcionam com vocês também. Espero que este post vos ajude, e bons estudos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s